quinta-feira, 12 de março de 2009

Abertura de nova delegação

Existem 100 casos de Lupus diagnosticados na Madeira



Os doentes com Lupus passam, agora, a contar com o apoio da Associação de Doentes com Lupus também aqui na Madeira. A sede da delegação regional foi inaugurada ontem com a presença do secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos. As instalações estão localizadas no n.º 18 da Rua Brito Câmara e foram cedidas pelo banco Montepio. "Nós não somos, ao contrário do que se possa pensar, um grupo financeiro, nós somos, em primeiro lugar, uma associação mutualista, que tem 435 mil associados e, dada a sua natureza, dada a sua finalidade, as questões da inclusão, da solidariedade social, são questões que nos preocupam muito", afirmou o presidente do Conselho de Administração, Tomás Correia, explicando o apoio do Montepio às causas sociais e, em particular, à Associação de Doentes com Lupus.
Um "exemplo de solidariedade" que Francisco Jardim Ramos espera que venha a ser um "estímulo" para outras empresas no apoio "às causas solidárias que são muito necessárias na nossa sociedade".
Segundo o secretário regional dos Assuntos Sociais, na Madeira, estão diagnosticados 100 casos de doentes com Lupus. O governante sublinhou que esta é uma doença "crónica e auto-imune", mas que tem por símbolo a "borboleta", que é também "símbolo da esperança".
Isabel Reis, da direcção da Associação de Doentes com Lupus, afirmou que existia uma "falha" no apoio aos doentes com Lupus pela inexistência de uma delegação na Madeira. Falha essa que fica, agora, colmatada, devido à intervenção de Manuela Marques. A responsável da delegação regional sublinhou que a inauguração da sede "foi a realização de um sonho", que teve início quando lhe foi diagnosticada a doença graças à intervenção da Associação. "Prometi a mim própria que ia fazer alguma coisa aqui na Madeira", disse.
A promessa passou à prática, com a ajuda do Montepio.
O que é o Lupus
Isabel Reis sublinha que o Lupus é uma doença difícil de diagnosticar devido à complexidade dos sintomas. Pode originar problemas articulares, cansaço extremo, dores de cabeça ou problemas na pele, que se confundem com outras patologias. Em casos mais graves, o Lupus pode também envolver órgãos, o que exige tratamentos mais complexos.
in Diário de Notícias da Madeira 21 de Fevereiro de 2009

2 comentários:

  1. Olá,

    Descobri agora mesmo este blog da associação. Fico feliz!
    Mais uma boa iniciativa em minha modesta opinião.

    A Claudia ficou internada no HGSA no dia 28 de Fevereiro 2008, onde lhe foi diagnosticado LES ao fim de mês e meio de internamento nesse hospital. Aproveito para dizer que foi e é excelentemente tratada nesse hospital e nomeadamente pela médica que lhe diagnosticou a doença e trata tão bem.

    No mesmo dia que recebemos o diagnostico, decidi criar um blog.
    Para o nosso blog achei que seria uma boa oportunidade de dar a conhecer este problema a quem não o conhece ou a quem queira saber um bocadinho mais.

    Alguns objectivos do blog:
    Manter este blogue permite-me uma sensação de participação activa numa situação em que me sinto totalmente útil à comunidade. Esta é a principal razão de eu criar este blogue.
    Gostaria de prestar apoio às pessoas que têm lúpus ou conhece alguém com lúpus.
    Este blogue faz-me lembrar a permanecer no topo sobre lúpus notícias e investigação, o que contribui para a minha mulher ficar proactiva no seu tratamento.
    Através deste blogue, sou constantemente lembrado que existem muitas famílias que têm de lidar com muito mais do que fazemos. Então, ele ajuda-me a manter uma certa quantidade de perspectiva.
    Este blogue é para ajudar as pessoas a obter algumas respostas sobre lúpus, quer para si próprios ou aos seus entes queridos. Se a resposta pode ser encontrada aqui...
    Quero prestar uma voz para aqueles indivíduos que não têm lúpus, mas cujas vidas são alteradas por ele.
    Eu desejo juntar a minha voz ao coro. Lúpus não deve ser uma doença invisível.
    Quero canalizar uma força destrutiva na minha vida em uma força criativa.
    Porque espero com este blogue fazer a diferença.

    Visita, comenta e divulga o blogue:
    Lúpus, um blogue sobre a doença
    www.tonymadureira.blogspot.com

    contacte-nos em tonymadureira@kanguru.pt



    Abraço para todos.

    Tony

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    vejo com alguma tristeza que este blog não está activo...
    Fico aguardar melhores dias.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir